Os alimentos bons para o fígado são principalmente alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega-3, carotenos ou flavonoides, como alcachofra, salmão, castanha-do-Pará, alho ou brócolis, pois esses nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora do fígado, contribuindo para manter o bom funcionamento deste órgão e evitando o acúmulo de gorduras que podem causar como fígado gordo, por exemplo.
Esses alimentos podem ser incluídos na alimentação do dia a dia e, além disso, é fundamental manter uma hidratação adequada do corpo para o funcionamento do fígado, por isso, recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.
[the_ad id=”8637″]
O ideal é que os alimentos bons para o fígado sejam indicados pelo médico ou nutricionista, pois devem fazer parte de uma dieta balanceada para obter todos os seus benefícios.
Alguns alimentos bons para a saúde do fígado são:
1. Alcachofra
A alcachofra é rica em antioxidantes, como cinarina e silimarina, que ajudam a proteger o fígado de danos que podem ser causados pelos radicais livres, além de aumentar a produção de bile, reduzir a produção de colesterol e estimular o crescimento de novas células saudáveis no fígado, sendo uma excelente opção de alimento bom para o fígado.
Uma boa forma de consumir a alcachofra é na forma de chá, que pode ser preparado fervendo-se 1 litro de água e, após apagar o fogo, adicionar 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra. Deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras por dia.
[the_ad id=”8637″]
2. Suco de beterraba
O suco de beterraba é uma ótima opção de alimento bom para o fígado, pois é rico em nitratos e antioxidantes, como as betalaínas, que ajudam a reduzir o dano oxidativo causado pelos radicais livres e a inflamação nas células do fígado.
Além disso, o suco de beterraba também age aumentando a produção de enzimas do fígado responsáveis pela desintoxicação do corpo.
[the_ad id=”8637″]
3. Brócolis
O brócolis é rico em canferol, um tipo de flavonoide, que tem ação anti-inflamatória potente que ajuda a proteger o fígado e a prevenir doenças como fígado gordo, hepatite ou cirrose, pois reduz a produção de substâncias responsáveis por causar inflamação no fígado.
Além disso, o brócolis é rico em fibras que ajudam a reduzir a absorção de gorduras da alimentação pelo intestino, ajudando a regular os níveis de colesterol ruim e, também, estimula o fígado a produzir enzimas que desintoxicam o corpo.
Outros vegetais que também são bons para o fígado ricos em canferol são a couve de Bruxelas, repolho e couve.
[the_ad id=”8637″]
4. Salmão
O salmão é outra opção de alimento bom para o fígado, pois é rico em ômega-3, especialmente o DHA, que é um tipo de gordura boa, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o fígado mantendo-o saudável, porque ajudam a prevenir o acúmulo de colesterol e triglicerídeos que podem causar fígado gordo, por exemplo.
Uma boa forma de consumir o salmão é fazê-lo cozido ou assado com a pele, pois é onde o ômega-3 é mais concentrado. O ideal é consumir salmão pelo menos 3 vezes na semana.
Outros alimentos ricos em ômega-3 e que são bons para o fígado incluem sementes de linhaça ou de chia, nozes e outros peixes como atum, sardinha e arenque.
[the_ad id=”8637″]
5. Aveia
A aveia é rica em beta-glucana, um tipo de fibra, excelente para a saúde do fígado, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim que podem se acumular no fígado, por diminuir a absorção de gorduras da alimentação, melhorar o funcionamento do sistema imunológico e a combater inflamação que podem causar fígado gordo.
Para obter este benefício, é recomendado comer pelo menos 3 gramas de beta-glucana por dia, o que equivale a aproximadamente 150 gramas de aveia em flocos.
[the_ad id=”8637″]
6. Uva roxa
A uva roxa contém resveratrol na sua composição, principalmente nas sementes, que é uma substância antioxidante que reduz a inflamação e previne danos no fígado, sendo uma boa opção de alimento bom para o fígado. Além disso, a uva roxa também é rica em vitamina C, flavonoides e antocianinas que também têm propriedades antioxidantes, ajudando a manter a saúde do fígado.
Uma boa forma de consumir a uva roxa é comê-la inteira com as sementes, na forma de sucos orgânicos ou de suplementos de extrato de semente.
Outros alimentos ricos nesses nutrientes que são bons para o fígado são os frutos vermelhas como morango, cereja, mirtilo, framboesa, goiaba vermelha e amora, por exemplo, que podem ser adicionados na dieta e consumidos diariamente.
[the_ad id=”8637″]
7. Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é outro alimento bom para o fígado, pois é rica em gorduras boas como o ômega-3, além da vitamina E, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante, protegendo as células do fígado dos danos causados por radicais livres e evitando que gorduras se acumulem no fígado, mantendo-o saudável.
Para obter esses benefícios pode-se consumir duas unidades de castanha-do-pará por dia no café da manhã ou lanche.
[the_ad id=”8637″]
8. Azeite de oliva extra virgem
O azeite de oliva extra virgem é uma das gorduras mais saudáveis para o corpo, pois possui polifenóis na sua composição, como o oleocantal, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura e melhorar o fluxo sanguíneo para o fígado, sendo uma excelente opção de alimento bom para o fígado.
Para obter esses benefícios pode-se consumir uma colher de chá (6,5 mL) de azeite de oliva extra virgem por dia.
[the_ad id=”8637″]
9. Alho
O alho possui alicina na sua composição que tem ação antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, reduzindo assim o risco de acumular gordura no fígado e, por isso, é uma ótima opção de alimento bom para o fígado.
Uma boa forma de aumentar o consumo de alho e obter esses benefícios é fazer o chá de alho ou picar um dente de alho e colocar em 1 litro de água e deixar descansar por pelo menos 10 minutos para aumentar a quantidade de alicina, e usar essa água para o cozimento de alimentos.
[the_ad id=”8637″]
10. Abacate
O abacate possui muitos nutrientes como carotenóides, tocoferóis, ômega-3, vitaminas A, B, C e E, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no organismo, que estão relacionadas ao desenvolvimento de doenças no fígado.
Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de abacate está associado a perda de peso, redução do IMC, controle dos níveis de açúcar no sangue, aumento do colesterol bom, redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, o que reduz o risco de desenvolvimento do fígado gordo.
No entanto, o abacate deve ser consumido de forma moderada e em pequenas porções, pois apesar de ter benefícios e ser rico em gorduras boas, é uma fruta que contém muitas calorias e pode engordar se consumida em excesso.
[the_ad id=”8637″]
11. Laranja
A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, além de flavonoides e carotenóides, com ação anti-inflamatória, que agem diminuindo os danos nas células que podem causar inflamação e desenvolvimento de doenças no fígado.
O ideal é consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 mL do suco natural.
Além da laranja, outras frutas ricas em vitamina C, que são boas para o fígado, incluem kiwi, acerola, abacaxi, limão e tangerina, podendo ser incluídos na alimentação do dia a dia.
[the_ad id=”8637″]
12. Café
O café é uma bebida que ajuda a promover a saúde do fígado, pois é rica em antioxidantes como a cafeína, que protege o fígado de doenças, especialmente o fígado gordo, mesmo para pessoas que já têm problemas nesse órgão.
Além disso, alguns estudos mostram que a ingestão diária de café pode ajudar a reduzir o risco de doenças hepáticas crônicas, como cirrose ou fibrose, e a proteger contra o câncer de fígado.
O ideal é tomar de duas a três xícaras de café preto por dia, sem açúcar, para obter esse benefício, pois o açúcar prejudica a saúde do fígado e pode causar diabetes.
O consumo de café deve ser evitado por pessoas que têm alergia ao café, ou que têm insônia ou irritação no estômago.
[the_ad id=”8637″]
13. Chá verde
O chá verde possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes e ajudam a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, que podem se depositar no fígado, causando o fígado gordo.
Uma boa forma de consumir o chá verde é preparar a infusão e tomar cerca de 2 ou 3 xícaras por dia, usando o chá verde em folhas, saquinho para preparar o chá ou em pó. No entanto, é importante não tomar este chá após as refeições pois pode prejudicar a absorção do ferro, cálcio e da vitamina C pelo organismo.
O chá verde deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode causar efeito contrário e prejudicar o fígado.
[the_ad id=”8637″]
Piores alimentos para o fígado
Os piores alimentos para o fígado são aqueles que prejudicam o seu funcionamento, causam inflamação ou danos nas células, como por exemplo:
- Frituras;
- Alimentos ricos em gordura ou açúcares;
- Temperos ou molhos artificiais;
- Carnes processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça ou bacon.
Além disso, o consumo frequente de bebidas alcoólicas pode resultar na inflamação do fígado, prejudicando o seu funcionamento e aumentando o risco de cirrose.