Se seu abdômen às vezes parece volumoso e desconfortável, você não está sozinho. A distensão abdominal afeta 20 a 30% das pessoas. Chás que reduzem o inchaço podem te ajudar com isso!
O inchaço é desencadeado por muitos fatores, incluindo intolerâncias alimentares, acúmulo de gases no intestino, desequilíbrios das bactérias intestinais, úlceras, constipação e infecções parasitárias, entre outros fatores. As pessoas tradicionalmente usam remédios naturais, incluindo chás para aliviar o inchaço.
Estudos preliminares sugerem que existem diferentes tipos de chás que reduzem o inchaço e contribuem para essa condição desagradável. Os chás também são muito agradáveis em muitas ocasiões. Portanto, basta combinar o útil com o agradável.
Mas cuidado! Se sofre de indigestão constante, deve marcar um exame médico, pois pode ser importante.
Então vamos ao que interessa! Aqui estão 6 chás de ervas para ajudar a reduzir a retenção de água incômoda após um fim de semana comendo e bebendo:
1. Hortelã-pimenta
Na medicina tradicional, a hortelã-pimenta é reconhecida como uma ajuda para aliviar a indigestão. Além disso, a erva tem um sabor fresco e delicioso. Eu gosto muito e acredito que a maioria das pessoas goste!
Estudos em tubo de ensaio mostram que os compostos vegetais chamados flavonoides encontrados na hortelã-pimenta podem inibir a atividade dos mastócitos. Mas o que são mastócitos?
Eles são células abundantes do sistema imunológico em seu intestino e às vezes contribuem para o inchaço.
Outros estudos mostram que a hortelã-pimenta relaxa os intestinos, o que pode aliviar os espasmos intestinais – bem como o inchaço e a dor que podem acompanhá-los. E por incrível que pareça, o óleo de ervas é a principal fonte desses benefícios.
Um único saquinho de chá fornece seis vezes mais óleo de hortelã-pimenta do que uma cápsula de folhas de hortelã-pimenta. Portanto, o chá de menta é muito eficaz.
Fazer chá é simples. Você deve adicionar 1 colher de sopa (1,5 gramas) de folhas secas de hortelã-pimenta, 1 saquinho de chá ou 3 colheres de sopa (17 gramas) de folhas de hortelã fresca a 1 xícara (240 ml) de água fervida. Deixe em infusão por 10 minutos antes de coar.
2. Erva-cidreira
O chá Melissa officinalis (Melissa officinalis) tem aroma e sabor de limão e notas de menta, pois a planta pertence à família das mentas. Não há como negar: a erva tem um sabor cativante.
A Agência Europeia de Medicamentos mostra que o chá de erva-cidreira alivia problemas digestivos leves, incluindo inchaço e gases, com base em seu uso tradicional.
Já existem fitoterápicos que contêm erva-cidreira em sua composição, como o Iberogast, um remédio muito utilizado para indigestão e outros problemas estomacais em alguns países.
No entanto, nem a erva-cidreira nem seu chá foram testados separadamente quanto aos efeitos sobre problemas digestivos em humanos. Mais pesquisas são necessárias. Mas isso não significa que você não possa desfrutar de alguns de seus benefícios já conhecidos.
Para fazer um chá, coloque 1 colher de sopa (3 gramas) de folhas secas de erva-cidreira – ou 1 saquinho de chá – em 1 xícara (240 mililitros) de água fervida por 10 minutos.
3.Absinto
O absinto (Artemisia absinthium) é uma erva folhosa e verde cuja principal característica é o amargor. Mas esse sabor é facilmente suavizado com suco de limão e mel.
Estudos em humanos mostram que uma cápsula de 1 grama de absinto seco pode prevenir ou aliviar a indigestão ou o desconforto abdominal superior. Esta erva promove a liberação de sucos digestivos, o que pode ajudar a otimizar a digestão saudável e, posteriormente, reduzir o inchaço abdominal.
Outros estudos mostraram que o absinto mata os parasitas responsáveis pelo inchaço e desconforto.
Além de todos esses benefícios, a erva é conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Incrível, hein?
Para fazer um chá, use 1 colher de chá (1,5 gramas) da erva seca por xícara (240 ml) de água fervida e deixe em infusão por 5 minutos.
Atenção: a erva não é indicada para uso durante a gravidez, pois pode causar contrações uterinas.
4.Gengibre
O chá de gengibre é feito a partir das fortes raízes da planta Zingiber officinale e tem sido usado desde a antiguidade para doenças relacionadas ao sistema digestivo.
Estudos em humanos mostram que tomar 1,5 gramas de cápsulas de gengibre diariamente em doses divididas alivia problemas como náuseas.
Além disso, os suplementos de gengibre aceleram o esvaziamento gástrico, aliviam a indigestão, reduzem as cólicas intestinais, o inchaço e a flatulência.
Esses estudos foram feitos principalmente com extratos líquidos ou cápsulas. Embora sejam necessárias mais pesquisas, os compostos benéficos do gengibre – como os gingeróis – também estão presentes em seu chá. Portanto, usá-lo traz benefícios.
Para fazer um chá, use 1/4 ou 1/2 colher de chá (0,5 a 1,0 grama) de gengibre seco (ou 1 saquinho de chá) por xícara (cerca de 240 ml) de água fervida. Deixe em infusão por 5 minutos.
5. Camomila
A camomila (Chamomillae Romanae) pertence à família das margaridas. As minúsculas flores brancas da erva lembram margaridas em miniatura. Não é isso?
Na medicina tradicional, a camomila é usada para tratar indigestão, flatulência, diarréia, náusea, vômito e úlceras.
Estudos mostram que a camomila previne infecções bacterianas por Helicobacter pylori, que são uma das causas mais comuns de úlceras estomacais e estão associadas ao inchaço.
As flores de camomila contêm os componentes mais benéficos, incluindo flavonoides. No entanto, preste atenção à qualidade do chá. Verifique se o chá seco consiste nas flores da erva e não nas folhas e caules.
Para preparar este agradável chá levemente adocicado, despeje 1 xícara (240 ml) de água fervida com 1 colher de sopa (2 a 3 gramas) de camomila seca ou 1 saquinho de chá. Deixe em infusão por 10 minutos.
6. Erva-doce
As sementes de erva-doce (Foeniculum vulgare) são usadas para fazer chá e têm sabor semelhante ao alcaçuz.
Tradicionalmente, a erva-doce tem sido usada para tratar distúrbios digestivos, incluindo dor abdominal, inchaço, gases e constipação.
Algumas pesquisas em camundongos mostraram que o tratamento com extrato de erva-doce ajuda a proteger contra úlceras estomacais. Como resultado, a prevenção de úlceras reduz o risco de inchaço.
A constipação costuma ser outro fator que contribui para o inchaço. Portanto, aliviar um intestino lento – um dos benefícios potenciais da erva-doce – também pode resolver esse problema.
A pesquisa mostrou que, quando residentes de lares de idosos com constipação crônica bebiam 1 porção por dia de uma mistura de chá de ervas feita de sementes de erva-doce, eles tinham uma média de 4 evacuações a mais por 28 dias do que aqueles que bebiam placebo.
Ainda assim, existem muitos estudos em andamento sobre esta erva amada.
Preparar o chá é muito simples. Se não quiser usar saquinhos de chá, você pode comprar sementes de erva-doce e triturá-las para fazer chá. Meça 1 a 2 colheres de chá (2 a 5 gramas) de sementes por xícara (240 ml) de água fervida. Deixe de molho por 10-15 minutos.
Lembre-se que se os sintomas persistirem, você deve consultar um médico.
Já tomou seu chá aí?