A grande quantidade de fibras no masturo ajuda a melhorar os problemas digestivos. Já o uso tradicional da planta promove a redução da flatulência e facilita a indigestão devido à presença de compostos carminativos que atuam como agentes antienvelhecimento.
Além de facilitar a digestão, o consumo de ervas pode reduzir problemas gastrointestinais, como constipação, cólicas e inchaço. Mastruz também é útil no tratamento de refluxo ácido e gastrite, além de ajudar a desintoxicar e fortalecer o fígado.
3. Melhora a imunidade
Compostos antioxidantes, como vitamina A e beta-caroteno, beneficiam o sistema imunológico e ajudam a proteger a pele do envelhecimento prematuro.
Além disso, ajudam a proteger o corpo do estresse oxidativo, que pode resultar no desenvolvimento de muitas doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardíacas.
4. Atua como antiparasitário
Mastruz tem sido usado para tratar vários tipos de vermes intestinais. Por exemplo, ancilostomídeos e lombrigas podem ser neutralizados pelas substâncias ativas presentes no mastrus, como os monoterpenos.