Chá de casca de aroeira

Facebook
WhatsApp

As plantas medicinais são usadas desde a antiguidade para tratar e curar diversas doenças que afetam nossa saúde. A maioria delas teve seus benefícios comprovados pela ciência após anos de estudo, o que levou ao uso de ervas para um gosto popular.

Por isso hoje são muito utilizados na produção de sabonetes, perfumes e bebidas, outros podem até ser consumidos de forma natural para melhorar o funcionamento do organismo em geral, os médicos os recomendam como auxiliar no tratamento de diversas doenças.

A aroeira é uma planta medicinal bastante conhecida nesse sentido. Você já deve ter ouvido falar porque ela é encontrada na maioria dos lares brasileiros, mas não sabe que existem diversas espécies na natureza. Pertencente à família Anacardiaceae, que é muito extensa, a aroeira possui 60 a 80 gêneros com mais de 600 espécies conhecidas.

A aroeira mansa é melhor para consumo, pois outras (como a branca ou selvagem) causam efeitos colaterais desagradáveis, como urticária, inchaço e eritema. Além disso, entre os tipos de aroeira suave recomendados para uso terapêutico estão: rasteira, mole e outros.

E quando se trata de plantas medicinais, é natural que a aroeiraseja amplamente consumida na forma de chás. Por isso, em nosso artigo de hoje, você conhecerá mais sobre os benefícios dessa erva a partir do consumo dessa bebida. Afinal, para que serve o chá de aroeira? Eu nunca ouvi sobre isso?

Portanto, acompanhe os principais benefícios para a saúde do chá de aroeira nos parágrafos a seguir. Venha comigo…

Para que serve o chá de aroeira?

O chá de aroira já é uma bebida muito difundida nos lares brasileiros. Muitas pessoas consomem a bebida a longo prazo para aproveitar os mil e um usos que ela pode oferecer à saúde.

A aroeira, espécie utilizada no preparo do chá, é uma pequena árvore que possui diversas propriedades em suas folhas e casca, o que explica seu uso na medicina popular.

Dentre as propriedades do chá de aroeira, podemos citar seu efeito adstringente, balsâmico, cicatrizante, diurético, laxante, depurativo, afrodisíaco, tônico, espasmolítico, emenagogo, antileucorreico, anti-inflamatório e bactericida, sendo indicados para o tratamento de diversas tipos de doenças. , entre elas feridas ou infecções cutâneas causadas por bactérias, reumatismo, problemas urinários, sífilis e outros.

Além disso, existem três usos mais comuns para o chá de aroeira.

A primeira é em forma de infusão ou decocção, ideal para doenças internas (como problemas urinários, diarreia, etc.) etc.) e a terceira e última é em forma de banhos.

Não importa como você use, o mais importante é que uma bebida feita com a aroeira tenra pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, como você verá a seguir…

Benefícios

  • Ajuda a tratar o reumatismo
  • Auxilia no tratamento da gota
  • Faz a febre baixar
  • Ajuda a tratar a gota
  • Combate casos de ínguas, leucorreia, gonorreias e sífilis
  • Alivia dores ciáticas
  • Trata problemas urinários
  • Combate inflamações diversas e feridas na pele
  • Alivia corrimentos vaginais
  • Contribui para o aumento do fluxo menstrual
  • Melhora azias, cistite, gastrites e uretrite
  • Combate a tosse e bronquite
  • Limpa o útero
  • Combate a retenção líquida
  • Ajuda a emagrecer.

Chá de aroeira emagrece?

Você sabia que, além de trazer todos esses benefícios que nós falamos anteriormente, o chá de aroeira também pode dar aquela forcinha para quem está querendo perder peso? É isso mesmo!

Devido às suas propriedades diuréticas, a bebida pode ser uma grande aliada do emagrecimento, já que, ao ingeri-la diariamente na sua rotina alimentar, você pode eliminar a retenção líquida, que causa o terrível inchaço na barriga e aumento dos números na balança.

É claro que, para melhores resultados, o ideal é aliar o consumo do chá de aroeira a uma dieta saudável e equilibrada, além da prática regular de atividades físicas. Evite também a ingestão excessiva de doces e alimentos industrializados. Seguindo essas dicas, dentro de alguns dias você perceberá as medidas mudando na sua silhueta! Fica a dica…

Como fazer o chá de aroeira?

O preparo do chá de aroeira vai variar conforme o tipo de uso que você pretende fazer da bebida. Existem três maneiras mais comuns de se utilizar o chá de aroeira… A primeira é por infusão ou decocção, ideal para os casos de doenças internas (como problemas urinários, diarreia, etc.) e a segunda é por compressas, que ajuda em casos de doenças externas (como feridas, infecções cutâneas, entre outras) e a terceira e última é em forma de banhos.

Veja, a seguir, como preparar cada uma das versões:

Infusão

Para preparar a infusão , basta ferver um litro de água mineral e depois adicionar 100 gramas das folhas da planta. Deixe descansar por até 5 minutos. Passado esse tempo, tome de 3 a 4 colheres (sopa) da bebida por dia.

Ele pode ser consumido gelado ou natural, o que vai depender exclusivamente do seu gosto. Se quiser adoçá-lo também não há problema, contanto que o açúcar não se sobressaia sobre as propriedades curativas da planta.

Decocção

Para preparar a decocção, ferva um litro de água e adicione 3 ou 4 pedaços da casca da aroeira mansa. Guarde a bebida na geladeira e, após esfriar, consuma ao longo do dia.

Banhos

Prepare o seu banho de aroeira cozinhando um litro de água e acrescentando 25 gramas de cascas de planta. Com essa mistura, basta tomar o banho mais quente que possa suportar, por 15 minutos.

Efeitos colaterais e contraindicações

Como com todas as plantas medicinais, os benefícios do chá de aroeira somente poderão ser aproveitados se o consumo da bebida for feito da maneira correta e, é claro, com o devido acompanhamento de um especialista. Portanto, nada de começar qualquer tratamento por conta própria, ok? Mesmo que seja um tratamento à base de produtos naturais, o uso indevido do chá de aroeira pode trazer incômodos efeitos colaterais.

Por isso, ele possui algumas contraindicações. Se você tem a pele sensível, não deve tomar o chá de aroeira ou tomar banho com a bebida, já que a planta medicinal pode causar reações alérgicas na pele e mucosas.

Quem tem diarreia também não deve fazer uso da aroeira, uma vez que a planta provoca um efeito laxante que pode agravar o problema. Além disso, mulheres grávidas devem consultar um especialista antes de consumir a bebida. O chá de aroeira pode trazer efeitos colaterais para a gravidez, podendo levar até mesmo ao aborto.

Como fazer chá de casca de aroeira

Por fim, veja como preparar:

  • 100g de pó de casca de aroeira (ou 100g de lascas);
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva a água e, em seguida, coloque as cascas de aroeira. Deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Retire as cascas e coe o chá. No caso do pó, misture na água fervente. Tome apenas 3 colheres do chá de casca de aroeira por dia.

error: O conteúdo está protegido !!