Hortelã emagreça nos próximos 30 dias

Facebook
WhatsApp

A hortelã pode até não ser a estrela do prato, mas não há como negar que muitas receitas perdem muito do sabor sem ela. Esta pequena planta tem folhas com um sabor muito característico, pelo que é frequentemente utilizada para temperar alimentos e torná-los ainda mais saborosos.

Sem falar que também é usado na preparação de chás e até sucos, detox ou não. Mas saiba que o sabor não deve ser o único motivo para adicionar a hortelã à sua alimentação, pois ela possui diversos benefícios.

Hortelã-pimenta tem efeito antioxidante e ajuda a prevenir doenças

A primeira coisa que você precisa saber sobre a hortelã é que ela é rica em vitaminas A, C, D e do complexo B. Isso significa que geralmente atua como um poderoso antioxidante, estimulando o sistema imunológico e ajudando a remover os radicais livres que impedem a oxidação celular .

Como resultado, evita vários tipos de doenças, como o mal de Alzheimer e até mesmo o câncer. Não é de estranhar que seja amplamente utilizado como ingrediente na preparação de xaropes, já que resfriados comuns costumam desaparecer quando o sistema imunológico é fortalecido.

As folhas ajudam a emagrecer de forma saudável

Outro ponto que merece destaque é que a hortelã é uma grande aliada nas dietas para emagrecer. Isso porque ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do bom (HDL) e diminuindo o ruim (LDL).

Portanto, além de prevenir doenças cardiovasculares, também reduz a quantidade de gordura corporal, o que é ideal para quem quer perder peso. Aliás, a hortelã também é ótima para aliviar problemas digestivos, evitando assim o inchaço, o que é muito importante para quem quer perder peso.

O chá de menta é um excelente sedativo.

Você pode ter ouvido falar que tanto o chá de camomila quanto o de hortelã-pimenta são ótimos para aliviar o estresse. Essa sabedoria popular está correta, embora muitas pessoas não tenham ideia do porquê.

Isso se deve aos seus efeitos calmantes, que atuam diretamente no cérebro, facilitando o relaxamento do corpo. Isso também reduz a sensação de cansaço, por isso também é indicado para pessoas que estão passando por situações estressantes.

Hortelã-pimenta ajuda a aliviar a dor e relaxar os músculos

O efeito vasodilatador da hortelã também melhora a circulação sanguínea no organismo, o que ajuda a aliviar diversos tipos de dores. Além disso, seu efeito calmante também ajuda a reduzir as dores de cabeça, o que é ótimo para quem sofre de enxaqueca.

Outro benefício de consumir as folhas desta planta é que elas possuem propriedades que ajudam a relaxar os músculos e, portanto, aliviam cólicas e náuseas.

O chá de menta é um ótimo diurético

Consumir chá de hortelã também é muito benéfico para quem sofre com problemas renais. Isso porque evita a retenção de líquidos, tornando-se um ótimo diurético. Essa propriedade também evita a formação de gases, o que novamente é excelente para reduzir a sensação de inchaço no corpo.

As folhas apoiam a saúde oral

Você já se perguntou por que tantos cremes dentais têm sabor de menta? Não, não causa apenas aquela sensação refrescante! Aliás, a menta, que é do gênero Mentha, é uma aliada da saúde bucal. Isso porque além de melhorar o hálito de quem o consome, ele ainda possui propriedades que ajudam a combater as cáries.

Hortelã-pimenta ajuda a desintoxicar o corpo

Uma dieta detox é conhecida por ajudar o corpo a se livrar de suas toxinas, que são substâncias inflamatórias e nocivas ao organismo. Além de ser muito saudável, ainda ajuda na perda de peso saudável.

E uma das receitas mais utilizadas pelos especialistas nesse tipo de alimentação é um suco verde com hortelã como ingrediente. Mas por ser uma planta com folhas bem pequenas, ela também é utilizada em outras variações dessa bebida detox, como os sucos amarelo e vermelho.

Mudas de hortelã podem ser plantadas em casa

Afinal, é um grande benefício ou não? Por serem fáceis de plantar, você pode ter um vaso de planta em casa mesmo morando em apartamento. Assim, será fácil colher suas folhas sempre que precisar, o que é ótimo para evitar o desperdício, pois sobrevive pouco tempo após a colheita.

Suco detox de abacaxi, hortelã e linhaça

Ingredientes

½ abacaxi
300 ml de água
1 colher (sopa) de farinha de linhaça
Hortelã a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificar bem batidos, sirva bem gelado.

error: O conteúdo está protegido !!