Poder antioxidante, tratamento de pele e problemas digestivos: experimente os benefícios do chá de bardana e como fazer!
Embora também possa ser consumida como alimento, o uso mais tradicional da bardana é na forma de chá, que geralmente é preparado com raiz de bardana embebida em água fervente.
O chá de bardana tem sido amplamente utilizado para tratar várias condições de saúde devido às propriedades medicinais da bardana.
Benefícios do chá de bardana
A seguir, você conhecerá 8 benefícios que o chá de bardana pode proporcionar e como ele pode ser útil para melhorar a saúde e o bem-estar.
1 .Ajuda a remover fluidos e combater a celulite
O chá de bardana tem efeito diurético, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo através da urina. Além disso, pode auxiliar na redução da celulite, principalmente quando seu consumo é aliado à prática de atividade física regular.
2. Trata a indigestão
Graças à sua alta concentração de fibras, a bardana ajuda a estimular o sistema digestivo e a melhorar o funcionamento do intestino, prevenindo problemas gastrointestinais como constipação, inchaço e úlceras.
Além disso, a bardana estimula a formação de bactérias saudáveis no intestino, melhorando assim a função geral da digestão.
3. Ajuda a remover toxinas do sangue
Um dos usos mais antigos e tradicionais da raiz de bardana envolve a possível purificação do sangue. Isso porque o chá de bardana é capaz de eliminar as toxinas presentes na corrente sanguínea.
Pesquisas publicadas em 2011 confirmaram essa propriedade da bardana de funcionar como desintoxicante do sangue, além de melhorar a circulação sanguínea, promovendo uma melhor textura da pele.
4. Possui poder antioxidante que melhora o sistema imunológico
Um estudo de 2010 mostrou que a raiz de bardana contém vários tipos de antioxidantes poderosos, incluindo quercetina, luteolina e ácidos fenólicos.
Essa propriedade antioxidante protege as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres no corpo, que são moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do corpo, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e várias doenças.
5. Ajuda no tratamento de diabetes
Como a bardana possui grande quantidade de fibras, segundo estudos, ela ajuda a regular o nível de glicose e insulina no organismo.
A principal fibra do chá de bardana, a inulina, é a principal responsável por aliviar os sintomas do diabetes e regular o açúcar no sangue, além de diminuir o colesterol total no sangue e prevenir problemas no sistema cardiovascular.
6. Benefícios do chá de bardana no tratamento de problemas de pele
A raiz de bardana é usada há muito tempo para tratar problemas de pele, como acne, psoríase e eczema, porque melhora a circulação sanguínea.
Por conter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, a bardana também pode ajudar no controle de queimaduras, por exemplo, quando aplicada topicamente na pele.
7. Protege e desintoxica o fígado
Doenças hepáticas, como cirrose ou hepatite alcoólica, são resultado do consumo excessivo de álcool ao longo da vida. Com o tempo, esse abuso de álcool pode causar processos inflamatórios e danos ao fígado.
De acordo com um estudo científico publicado em 2002, as propriedades anti-inflamatórias presentes na raiz de bardana ajudam a prevenir e tratar danos ao fígado.
8. Possui propriedades antibacterianas e antifúngicas
De acordo com estudos científicos, a raiz de bardana fresca contém um composto chamado poliacetileno, que possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Assim, o chá de bardana é bastante eficaz no tratamento de infecções do trato urinário, bem como infecções de pele, como problemas de micose, que são infecções fúngicas que deixam manchas na pele.
Como preparar o chá de bardana
Por não ser muito conhecido, algumas pessoas podem ter algumas dúvidas na hora de preparar o chá.
O primeiro passo é selecionar uma raiz de bardana fresca e firme. Se estiver muito mole não serve para fazer chá e deve ser usado por exemplo como alimento em sopa.
O segundo passo é pegar sua raiz de bardana firme e limpar a superfície, raspando as pontas mais ásperas com uma faca. Se você não conseguir encontrar raiz fresca, pode usar uma colher de sopa de raiz de bardana seca envelhecida por pelo menos um ano, que está prontamente disponível em lojas de produtos naturais.
O terceiro passo é usar cerca de duas colheres de sopa da raiz e colocar essa quantidade em um pote pequeno, de preferência de inox. Em seguida, adicione 3 xícaras de água filtrada e ferva tudo por cerca de 30 minutos.
O último passo é desligar o fogo, deixar a bebida fermentar por cerca de 10 a 20 minutos e beber ainda quente.
Sempre use fontes seguras e naturais de bardana para preparar seu chá, que são mais saudáveis.
Ao coletar diretamente da natureza, tome cuidado com as espécies semelhantes à raiz de beladona que crescem perto da bardana e são altamente tóxicas.
Contra-indicação
Não há muitos efeitos colaterais relatados com o chá de bardana, por isso é considerado um produto seguro quando tomado com moderação.
Por ser um diurético natural, um dos efeitos colaterais mais comuns é a desidratação. Recomenda-se evitar o consumo excessivo de chá, principalmente se você já estiver tomando algum tipo de diurético.
Dicas e cuidados para aproveitar os benefícios do chá de bardana
Alergias – Pessoas alérgicas a plantas como ambrósia, crisântemos ou margaridas não devem usar a raiz devido ao alto risco de reação alérgica;
Fornecedores de qualidade – Compre sempre bardana de fornecedores confiáveis e conhecidos no mercado;
Absorção de nutrientes – Quando consumida em excesso, a bardana pode interferir na capacidade do corpo de absorver ferro;
Interações medicamentosas – Bardana interage com medicamentos anticoagulantes, o que pode aumentar o risco de hematomas e sangramento.