O modo de preparo é muito simples:
- Lave bem as maçãs e descasque-as, reservando as cascas. Você pode usar as maçãs para fazer uma salada de frutas, uma torta ou um suco, por exemplo.
- Em uma panela, coloque a água, as cascas de maçã e os paus de canela. Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 15 minutos.
- Desligue o fogo e coe o chá. Se desejar, adoce com o mel.
- Tome o chá ainda quente ou deixe esfriar e guarde na geladeira.
Você pode tomar o chá detox de casca de maçã e canela ao longo do dia, entre as refeições, ou antes de dormir. O ideal é consumir até 3 xícaras por dia, por no máximo 15 dias seguidos. Depois, faça uma pausa de uma semana e retome o consumo, se quiser.
Dicas e sugestões para potencializar os efeitos do chá detox de casca de maçã e canela
O chá detox de casca de maçã e canela é um excelente complemento para quem quer emagrecer, mas não é milagroso. Para que ele funcione de verdade, é preciso aliar o seu consumo a uma alimentação equilibrada e a uma rotina de exercícios físicos. Além disso, há algumas dicas e sugestões que podem potencializar os efeitos do chá e tornar o seu processo de emagrecimento mais rápido e eficaz. Veja algumas delas:
1. Escolha maçãs vermelhas e orgânicas, pois elas têm mais antioxidantes e menos agrotóxicos do que as maçãs verdes ou convencionais. As cascas das maçãs vermelhas também contêm mais pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar o colesterol e a glicose no sangue.
2. Use canela em pau, não em pó, pois ela conserva melhor os seus compostos ativos, como o cinamaldeído, que tem propriedades termogênicas, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
3. Não exagere na quantidade de mel, pois ele é uma fonte de açúcar e calorias. Se possível, use mel orgânico e de boa qualidade, que tem mais nutrientes e benefícios do que o mel industrializado. Você também pode substituir o mel por stevia, um adoçante natural e sem calorias.
4. Não reutilize as cascas de maçã e os paus de canela, pois eles perdem as suas propriedades depois de fervidos. Faça sempre um chá fresco e consuma no mesmo dia ou no dia seguinte, se guardado na geladeira.
5. Não ferva o chá por muito tempo, pois isso pode destruir alguns dos seus antioxidantes e vitaminas. O tempo ideal é de 15 minutos, mas você pode reduzir para 10 minutos, se preferir um chá mais suave.