O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma xícara, coloque o chá verde matcha e a água quente e misture bem até dissolver o pó;
- Em um liquidificador, coloque o pêssego, o mel, o suco de limão e o gelo e bata até obter uma mistura homogênea;
- Em um copo, despeje o chá verde matcha e depois acrescente o suco de pêssego, misturando delicadamente com uma colher;
- Sirva em seguida ou guarde na geladeira por até 24 horas.
Essa receita rende uma porção de cerca de 300 ml, que tem aproximadamente 150 calorias. O ideal é consumir esse suco detox pela manhã, em jejum, para potencializar os seus efeitos. Você pode repetir esse consumo diariamente, por até 3 meses, para alcançar os resultados desejados.
O que é chá verde matcha?
O chá verde matcha é um tipo de chá verde originário do Japão, que é feito com as folhas mais novas e tenras da planta Camellia sinensis, que são protegidas do sol e depois moídas até virarem um pó fino e verde.
O chá verde matcha tem um sabor levemente amargo e uma cor vibrante, que se deve à alta concentração de clorofila, um pigmento vegetal que tem ação antioxidante e anti-inflamatória. O chá verde matcha é considerado um superalimento, pois contém mais nutrientes do que o chá verde comum, como cafeína, teanina, catequinas, vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes trazem diversos benefícios para a saúde, como:
- Estimular a queima de gordura corporal, por ter ação termogênica e aumentar o gasto energético;
- Prevenir o envelhecimento precoce da pele, por combater os radicais livres que causam danos celulares;
- Fortalecer o sistema imunológico, por ter propriedades imunomoduladoras e antibacterianas;
- Melhorar o humor e a concentração, por aumentar a produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina;
- Proteger o fígado e o coração, por regular as enzimas hepáticas e os níveis de colesterol no sangue.
O que é pêssego?
O pêssego é uma fruta suculenta e saborosa, que pertence à família das rosáceas, assim como a maçã, a pera e a ameixa. O pêssego tem origem na China, mas é cultivado em várias partes do mundo, especialmente em regiões de clima temperado.
O pêssego tem uma casca aveludada e uma polpa macia, que pode variar de cor entre amarelo, branco e vermelho. O pêssego é rico em água, fibras, vitaminas A, C e E, potássio, magnésio e ferro. Esses nutrientes conferem ao pêssego as seguintes propriedades:
- Hidratar o organismo, por conter cerca de 90% de água em sua composição;
- Regular o intestino, por ter fibras solúveis e insolúveis que melhoram o trânsito intestinal;
- Prevenir infecções urinárias, por ter ação diurética e alcalinizante da urina;
- Combater a anemia, por fornecer ferro e vitamina C, que facilitam a absorção desse mineral;
- Manter a saúde da pele, dos olhos e do cabelo, por conter antioxidantes que previnem os danos causados pela exposição solar.
Dicas e sugestões
Para aproveitar melhor os benefícios do suco detox com chá verde matcha e pêssego, confira algumas dicas e sugestões que podem te ajudar:
1. Escolha um chá verde matcha de boa qualidade, preferencialmente orgânico e sem aditivos químicos. Você pode encontrar esse produto em lojas de produtos naturais ou pela internet;