A hortelã é uma erva aromática que tem um sabor refrescante e que ajuda a melhorar a digestão, a aliviar a azia, a náusea, a cólica e o gases, e a estimular o apetite. A hortelã também tem ação anti-inflamatória, antisséptica e expectorante, que auxilia no tratamento de infecções respiratórias, como a gripe, a tosse e a sinusite.
A hortelã ainda contém mentol, uma substância que tem efeito analgésico e relaxante, que ajuda a aliviar a dor de cabeça, a tensão muscular e o estresse. A hortelã é rica em vitaminas A, B e C, que reforçam as defesas do organismo, e em minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio, que participam de diversas funções vitais.
O plano detox com melancia e hortelã consiste em consumir essas frutas em forma de suco, de salada, de chá ou de sobremesa, combinadas com outros alimentos naturais e saudáveis, como verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, ovos, peixes e carnes magras.
O plano detox com melancia e hortelã dura 10 dias, sendo dividido em duas fases: a primeira, que vai do primeiro ao terceiro dia, é mais restritiva e prioriza o consumo de líquidos, como água, chás e sucos detox; a segunda, que vai do quarto ao décimo dia, é mais flexível e inclui o consumo de alimentos sólidos, porém com baixo teor de carboidratos e gorduras. O objetivo é reduzir a inflamação, a retenção de líquidos e o acúmulo de gordura no corpo, favorecendo a perda de peso e a melhora da saúde.
Aprofundando o tema
A melancia e a hortelã são frutas que podem trazer muitos benefícios para a saúde, além de ajudarem no processo de emagrecimento e desintoxicação. Mas você sabe por que essas frutas são tão poderosas? Veja a seguir alguns dos principais compostos que fazem a diferença da melancia e da hortelã para outras frutas:
Licopeno: esse é o pigmento que dá a cor vermelha à melancia, e que tem uma forte ação antioxidante, ou seja, que combate os radicais livres, que são moléculas instáveis que causam danos às células e aos tecidos, provocando o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas, como o câncer, o diabetes, as doenças cardiovasculares e o Alzheimer.
O licopeno também ajuda a prevenir o câncer de próstata, de mama, de pulmão e de cólon, além de proteger a pele dos raios ultravioleta e de melhorar a fertilidade masculina. A melancia é uma das frutas mais ricas em licopeno, superando até mesmo o tomate.
Mentol: esse é o composto que dá o sabor e o aroma refrescantes à hortelã, e que tem uma série de efeitos benéficos para a saúde. O mentol tem ação analgésica, ou seja, que alivia a dor, especialmente a dor de cabeça, a dor muscular e a dor de dente. O mentol também tem ação relaxante, que ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a insônia.
O mentol ainda tem ação expectorante, que facilita a eliminação do catarro e do muco das vias respiratórias, aliviando os sintomas de infecções como a gripe, a bronquite e a sinusite. O mentol também tem ação antisséptica, que previne e trata infecções na boca, na garganta e na pele.
Dúvidas comuns sobre o plano detox com melancia e hortelã
Você pode ter algumas dúvidas sobre o plano detox com melancia e hortelã, como: