O modo de preparo é muito simples:
Basta bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e cremosa. Se preferir, você pode coar o suco Detoxantes de beber, mas o ideal é consumi-lo com as fibras, que aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.
O suco detox de abacate e hortelã pode ser consumido em jejum, pela manhã, ou no lanche da tarde, entre as refeições principais. Ele é rico em gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a nutrir o organismo e a combater os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e diversas doenças.
Benefícios do abacate e da hortelã para a saúde
O abacate e a hortelã são alimentos que trazem diversos benefícios para a saúde, como:
Previnem o envelhecimento precoce: o abacate é rico em vitamina E, que é um poderoso antioxidante que protege as células da pele dos danos causados pelos radicais livres. A hortelã também possui compostos fenólicos, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante, prevenindo o surgimento de rugas, manchas e flacidez na pele12.
Auxiliam no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas: o abacate é fonte de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são benéficas para a saúde cardiovascular, pois ajudam a regular os níveis de colesterol e a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias. A hortelã também tem efeito hipolipemiante, ou seja, reduz os níveis de lipídios no sangue, contribuindo para a prevenção de doenças como aterosclerose, infarto e derrame34.
Protegem os olhos: o abacate contém luteína e zeaxantina, que são carotenoides que se depositam na retina e ajudam a filtrar a luz nociva e a proteger os olhos dos radicais livres. Esses compostos previnem e reduzem o risco de doenças como degeneração macular e catarata, que são comuns com o avanço da idade. A hortelã também possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que podem aliviar os sintomas de irritação, vermelhidão e dor nos olhos56.
Previnem doenças como câncer, derrames e insuficiência renal: o abacate é rico em glutationa, que é um antioxidante que ajuda a eliminar as toxinas do organismo e a proteger as células do DNA dos danos causados pelos radicais livres. A glutationa também ajuda a prevenir a oxidação do colesterol, que pode levar à formação de coágulos sanguíneos e aumentar o risco de derrames.
A hortelã possui compostos como o mentol, que têm ação antiespasmódica e vasodilatadora, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo a formação de trombos. Além disso, a hortelã também tem efeito diurético, que ajuda a eliminar o excesso de líquido e de sódio do organismo, prevenindo a sobrecarga dos rins e a hipertensão arterial78.
Contribuem para o bom funcionamento do intestino: o abacate é rico em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e a prevenir a constipação. As fibras também alimentam as bactérias benéficas do intestino, que são responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta, que têm ação anti-inflamatória e protetora da mucosa intestinal. A hortelã também possui propriedades digestivas e carminativas, que ajudam a aliviar os sintomas de gases, cólicas, náuseas e indigestão910.
Dicas e sugestões para incluir o abacate e a hortelã na alimentação
O abacate e a hortelã são alimentos versáteis e saborosos, que podem ser incluídos na alimentação de diversas formas, como: