O modo de preparo é muito simples:
- Lave bem as maçãs e descasque-as, reservando as cascas. Você pode usar as maçãs para fazer uma salada de frutas, uma torta ou um suco, por exemplo.
- Em uma panela, coloque a água, as cascas de maçã e os paus de canela. Leve ao fogo alto e deixe ferver por cerca de 15 minutos, ou até que a água fique com uma cor avermelhada.
- Desligue o fogo e coe o chá, descartando as cascas e os paus de canela. Se desejar, adoce com o mel, mas lembre-se de que isso pode aumentar as calorias do chá.
- O chá detox de casca de maçã e canela está pronto para ser consumido. Você pode tomar quente ou frio, de acordo com a sua preferência. O ideal é tomar de 3 a 4 xícaras por dia, entre as refeições, para potencializar os efeitos emagrecedores.
Dicas e sugestões para aproveitar melhor o chá detox de casca de maçã e canela
Para que o chá detox de casca de maçã e canela traga os benefícios esperados, é importante seguir algumas dicas e sugestões, como:
Escolha maçãs vermelhas, pois elas têm mais antioxidantes do que as verdes ou as amarelas. Além disso, prefira as maçãs orgânicas, que são livres de agrotóxicos e conservantes, que podem prejudicar a sua saúde e o seu emagrecimento.
Não descarte as cascas das maçãs, pois elas contêm a maior parte das fibras e dos nutrientes da fruta. As fibras ajudam a regular o intestino, a controlar o colesterol e a saciar a fome, enquanto os nutrientes fortalecem o sistema imunológico e previnem doenças.
Use canela em pau, pois ela tem mais sabor e aroma do que a canela em pó. A canela é um termogênico natural, que aumenta a temperatura do corpo e faz com que ele queime mais calorias. Ela também ajuda a controlar o açúcar no sangue e a reduzir a vontade de comer doces.
Evite adoçar o chá com açúcar refinado, pois ele é uma fonte de calorias vazias, que não trazem nenhum benefício para a saúde. Se você não conseguir tomar o chá puro, opte por adoçantes naturais, como o mel, o açúcar mascavo ou o stevia. Mas use com moderação, pois eles também têm calorias e podem interferir no seu emagrecimento.
Não ferva o chá por muito tempo, pois isso pode destruir alguns dos seus compostos benéficos. O tempo ideal é de 15 minutos, ou até que a água fique com uma cor avermelhada. Depois disso, coe o chá e tome em seguida, ou guarde na geladeira por até 24 horas.
Não reutilize as cascas de maçã e os paus de canela, pois eles já perderam as suas propriedades após o primeiro uso. O ideal é fazer o chá com cascas e paus novos a cada vez que for consumir.
Não exagere na quantidade de chá, pois tudo em excesso pode fazer mal. O recomendado é tomar de 3 a 4 xícaras por dia, entre as refeições, para aproveitar os benefícios do chá sem causar efeitos colaterais. Se você tomar mais do que isso, pode ter problemas como insônia, taquicardia, gastrite ou alergia.