De acordo com os pesquisadores, a explicação para a vida mais saudável e longeva dos donos de cachorros é que os animais de estimação dão apoio emocional a elas e motivação para a prática de exercícios físicos. Além disso, ajudam a diminuir o estresse de seus companheiros.
“Uma das descobertas mais interessantes de nosso estudo foi que ter um cachorro é um fator de proteção para a saúde, principalmente para pessoas que vivem sozinhas e por esta razão, possuem um risco maior de sofrer problemas cardiovasculares”, destacou Mwenya Mubanga, um dos autores do artigo.
Os pesquisadores explicam que pessoas sozinhas são as únicas responsáveis por cuidar dos animais e levá-los para passear, seja sob sol ou chuva. Já em casas com mais gente, a tarefa é distribuída entre os membros da família.
A pesquisa apontou ainda que cães de raças criadas originalmente para caça, como labradores, pastores, golden retriever, beagle e fox terrier, são os que fornecem os maiores benefícios, já que necessitam de mais exercícios físicos.
Todavia, o estudo garante que qualquer cachorro faz bem para o dono e principalmente, para sua saúde e seu coração!