Modo de preparo:
- Em um recipiente, misture as sementes de chia com a água e deixe hidratar por cerca de 15 minutos, até formar um gel.
- Enquanto isso, lave bem a maçã e corte em pedaços pequenos, sem retirar as sementes e o talo.
- Esprema o suco do limão e reserve.
- No liquidificador, bata a maçã, o suco de limão, o mel (se desejar) e o gel de chia até obter uma mistura homogênea e cremosa.
- Transfira para um copo e beba em seguida, sem coar.
Dicas e sugestões
1. Para variar o sabor, você pode substituir a maçã verde por outra fruta de sua preferência, como abacaxi, morango, kiwi, laranja ou melancia.
2. Você também pode adicionar outros ingredientes ao seu detox de chia e maçã, como gengibre, hortelã, couve, cenoura, beterraba ou aipo, que vão aumentar o valor nutricional e os benefícios da receita.
3. O ideal é consumir o detox de chia e maçã logo após o preparo, para aproveitar todas as propriedades dos ingredientes. Se for guardar na geladeira, consuma em até 24 horas.
4. Para potencializar os efeitos do detox de chia e maçã, é importante manter uma alimentação equilibrada e saudável, rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras boas, evitando o consumo de alimentos industrializados, processados, fritos, açucarados e gordurosos.
5. Além disso, é fundamental beber bastante água ao longo do dia, para manter o corpo hidratado e facilitar a eliminação das toxinas. O recomendado é beber pelo menos 2 litros de água por dia, ou cerca de 8 copos.
6. Outra dica é praticar atividades físicas regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos, para acelerar o metabolismo, queimar calorias, tonificar os músculos e melhorar a saúde cardiovascular e respiratória.
Aprofundando o tema
O detox de chia e maçã é uma receita que faz parte da dieta detox, um tipo de alimentação que visa desintoxicar o organismo, eliminando as substâncias nocivas que se acumulam no corpo devido à poluição, ao estresse, ao consumo de medicamentos, álcool, cigarro e alimentos inadequados.
Essas substâncias, chamadas de toxinas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e sistemas, causando sintomas como cansaço, dor de cabeça, inchaço, dificuldade de concentração, alterações de humor, queda de cabelo, unhas fracas, pele sem brilho, entre outros.
Além disso, as toxinas também interferem no processo de emagrecimento, pois dificultam a queima de gordura, aumentam a retenção de líquidos e favorecem o acúmulo de peso.
Por isso, a dieta detox tem como objetivo limpar o organismo, estimulando os órgãos responsáveis pela eliminação das toxinas, como o fígado, os rins, o intestino e a pele.