Queixas recorrentes, principalmente em mulheres, a sensação de inchaço causa muito desconforto e pode estar associada a diversos fatores. Certos hábitos, incluindo o consumo de certos chás, podem ajudar muito a aliviar o desconforto e evitar que ele ocorra. Conheça agora três chás que auxiliam na desinflamação.
Três chás que ajudam na deflação
Primeiro, é importante descobrir por que o inchaço ocorre. O edema, ou como é mais conhecido, o inchaço no corpo se forma da seguinte forma: o sangue, entre outros elementos, é constituído por água e, durante a circulação sanguínea, parte dessa água sai dos vasos e se deposita sob a pele. Quando a drenagem desse líquido não é efetiva, forma-se o edema. E certos chás podem ajudar a drenar esse inchaço.
O edema pode ocorrer devido a uma alimentação desregrada, composta por muitos alimentos industrializados, frituras, álcool, carboidratos simples e açúcar, além de não praticar atividade física e consumir pouca água. Os sinais mais comuns de inchaço são: dificuldade em dobrar as pernas, roupas que ficam mais apertadas durante o dia, aumento do tamanho das extremidades como pés, mãos e tornozelos e pele flácida quando pressionada com o dedo.
Segundo a nutricionista Vanessa Losano, os chás diuréticos são os melhores para desinchar o organismo porque ajudam a liberar líquidos que podem ficar retidos em nosso organismo. E eles são:
Considere ao escolher o chá
A profissional também alerta sobre os cuidados que devemos ter na escolha e consumo dos chás: “Existe um mito de que pelo fato do chá ser natural, podemos tomá-lo em grandes quantidades. Em geral, não recomendamos consumir mais de 500 ml do mesmo chá ou chás com a mesma finalidade. O ideal é sempre rodar e conferir a procedência na embalagem para garantir a qualidade”.
Além do consumo do chá e do equilíbrio nutricional, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para o controle e alívio do inchaço. Segundo Paula Toyaski, gerente nacional de água da Bodytech Company, atividades aquáticas como hidroginástica e natação e atividades aeróbicas como dança, caminhada, corrida e ciclismo são excelentes exemplos que promovem o retorno venoso e a circulação em todo o corpo. Os movimentos realizados durante essas atividades estimulam os vasos sanguíneos e regulam a pressão sanguínea, evitando assim o acúmulo de líquidos no corpo, principalmente nas pernas.
4 exercícios para reduzir o inchaço
Se você está no trabalho e sente que suas pernas e pés estão inchados, aqui estão 4 movimentos que podem ajudar a diminuir esse desconforto:
Alongamento da panturrilha: puxe os dedos dos pés em direção ao corpo para sentir o alongamento na parte de trás das pernas.
Movimento das pernas: Repita movimentos circulares no sentido horário e anti-horário
Movimento das pernas: Sente-se, abra ligeiramente as pernas e mantenha-as esticadas e com as pontas dos pés para cima. Repita os movimentos de abertura e fechamento das pernas.
Dica extra: Por fim, prefira as escadas e não o elevador. Seu corpo precisa de movimento. Isso vai ajudar a sua circulação sanguínea como um todo e também a sua respiração.